Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.
Aparência
Apresenta os androides e humanoides modelados a partir da forma humana: cabeça, tronco, pernas e braços; e estabelece a diferenciação de significado entre os termos, afirmando que androides (do grego: andrós - homem, ëidos - figura) e suas versões femininas, as ginoides (do grego: gynē - mulher, ëidos - figura), são robôs desenvolvidos com o fim específico de se parecerem esteticamente com os seres humanos tanto quanto for possível. Possuem olhos, cabelos, invólucro elástico, mãos articuladas, etc. e costumam imitar ou simular emoções a partir de expressões faciais e corporais (assunto que concentra os mais avançados estudos, atualmente). Por outro lado, para serem classificados como humanoides, basta que os robôs possuam a arquitetura básica de um ser humano: ser bípede, ter a cabeça em cima do corpo e ter os braços nas laterais, mas não é necessário que eles tenham a estrutura corpórea completa - braços robóticos são ditos humanoides, por exemplo - e nem mesmo que se pareçam com humanos reais.
Forma de Locomoção
Costuma-se pensar a forma de movimentação de um robô visando uma maior estabilidade e capacidade de superar obstáculos específicos, de modo que ele esteja adaptado da melhor forma possível às mais diversas condições do ambiente em que irá executar as tarefas para as quais foi projetado (resgate, transporte de carga, etc). A seguir, serão apresentadas algumas das arquiteturas mais comuns.
Aéreos
Veículos não tripulados que se locomovem no ar (geralmente, aviões, helicópteros ou dirigíveis) operados remotamente ou executando funções de forma autônoma. Podem desempenhar várias funções, desde reconhecimentos e monitoramentos até pesquisas meteorológicas.
Terrestres
São os mais comuns. Robôs que se locomovem em terra são muito utilizados para substituir os humanos em tarefas perigosas como desarmar bombas, por exemplo. Os bípedes (robôs de duas pernas) são tentativas de reproduzir o modo de locomoção do próprio ser humano, enquanto que os com muitas pernas, usualmente, têm formato aracnídeo. Robôs terrestres também podem se locomover com rodas.
Aquáticos
Os robôs aquáticos são mais utilizados para se locomover em regiões de alta profundidade e pressão. São muito usados no estudo dos fundos oceânicos e para a retirada de materiais desses locais, bem como no monitoramento de oleodutos.
Subterrâneos
São robôs que possam perfurar ou adentrar câmaras subterrâneas. Muito utilizados em minas e em exploração arqueológica. Os robôs de prospecção submarina são robôs aquáticos que se valem de algumas habilidades dos robôs subterrâneos, como a perfuração.
Espaciais
Robôs espaciais são muito famosos, principalmente as sondas enviadas a planetas do sistema solar. As sondas podem se locomover na superfície do planeta ou sobrevoá-la, utilizando técnicas de robôs terrestres e aéreos. A diferença dessas sondas para os robôs que atuam na Terra são as condições de temperatura, pressão, velocidade dos ventos, tipo de terreno, etc. que elas enfrentam. Já os robôs orbitais, como satélites e telescópios, realizam sua função em órbita em torno do nosso planeta.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4#Vis.C3.A3o_geral http://robolivre.org/conteudo/classificacao-dos-robos
Nenhum comentário:
Postar um comentário