sábado, 21 de junho de 2014

Relatório - Telefone de Lata - 3ª Parte

(B) Cite 5 conceitos físicos presentes no experimento e explique a relação dos conceitos dentro do experimento.


1. ONDAS SONORAS: são as que possuem freqüência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas  e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com freqüência e amplitudes pré-definidas. 
As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.


No experimento, as ondas sonoras será a voz de quem fala de um lado na latinha chegando na outra latinha até o ouvido de quem ouve do outro lado.

Referência: 


2. ONDAS MECÂNICAS: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.

Ondas mecânicas

No experimento, as ondas mecânicas será a voz de quem fala em uma das latinhas se propagando pelo fio esticado até o outro lado do telefone.

Referência: 


3. TRAÇÃO:  é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura. Uma peça estará sendo tracionada quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, pois teoricamente, seu volume deve manter-se constante.
No experimento, a tração está no fio que é cortado pelas latinhas nas duas extremidades e está esticado até os dois lados. 

Referência:


4. ACÚSTICA: mede a variação do fluxo de energia no tempo, basicamente quanto maior a intensidade maior o fluxo de energia pelo espaço. A percepção da intensidade não é igual para qualquer frequência. O ouvido humano só consegue perceber sons entre aproximadamente 20 Hz e 20 000 Hz. 
No experimento, a voz de quem fala possibilita quem ouve perceber se o som é grave ou agudo e assim interpretar o que está sendo dito.

Referência:
Wikipedia - Intensidade (física)
Wikipedia - Intensidade (acústica)


5. REFRAÇÃO: Quando uma onda se propaga passando de um meio para outro, ela sofrerá uma mudança de velocidade e direção de propagação. Esse fenômeno é chamado de refração. Independente de cada onda, sua frequência não é alterada na refração, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar.
No experimento, a voz de quem fala sofre um desvio, e ao invés de se propagar no ar se propaga somente no fio até chegar na lata de quem está ouvindo. 

Referência: 
Mundo Educação
Só Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário