sábado, 14 de junho de 2014

Projeto Telefone de Lata

TELEFONE DE LATA PROMOVE FORMAÇÃO E INTERAÇÃO PARA MONITORES E CRIANÇAS DE DOIS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA



O Projeto Telefone de Lata é uma iniciativa que justifica-se, principalmente pela necessidade de estimular o reconhecimento e valorização de práticas culturais locais como elemento fundamental ao desenvolvimento humano; de criar espaços de diálogo intercultural para a promoção de um maior conhecimento de si e do outro; de ampliar e consolidar uma rede de produção e intercâmbio de conteúdos relacionados à cultura da infância; e de promover ações de formação teórico e prática que potencializem a atuação dos Pontos de Cultura. A infância enquanto etapa do desenvolvimento humano apresenta uma série de especificidades relativas à construção simbólica e consequentes maturação e inserção cultural dos sujeitos. 

Entre as atividades estruturantes que marcam a infância, o brincar destaca-se como um dos principais mediadores da relação da criança com o mundo, permitindo que a mesma conheça, aprenda e experimente diversos arranjos e papéis sociais, além de permitir que habilidades físicas e cognitivas se desenvolvam. A criação de um programa de atividades lúdico-pedagógicas que tenha por objetivo favorecer um intercâmbio da cultura da infância, atua em duplo sentido: o do conhecimento da própria cultura, e o do conhecimento de outros contextos socioculturais, que podem ser compreendidos pela criança através do reconhecimento de similaridades e diferenças entre eles. 

Além de proporcionar às crianças participantes do projeto um canal onde dispõem de ferramentas adequadas à sua idade e habilidade, tal aproximação permitirá, a partir de um marco de compreensão, respeito e enriquecimento mútuo, o acesso ao conhecimento produzido em meios sociais marcados pela diversidade e interdependência sociocultural. Ao apresentar para grupos sociais de outras culturas os repertórios de brincadeiras pesquisadas na própria localidade, estimula-se a curiosidade, a compreensão e o respeito pela cultura de referência, bem como pela cultura da localidade que se pretende conhecer. 
 Esse exercício, além de promover o contato com a diferença, facilita a percepção, por parte das crianças, dos elementos culturais que compõem suas próprias formas sociais, oportuniza o desenvolvimento de laços de afetividade e interesse entre os distintos grupos envolvidos e coloca em pauta a diversidade de “infâncias”, fruto da multiplicidade cultural, revelada em saberes e fazeres diversos. O tema  da cultura da infância e o registro etnográfico do brincar tornam-se elementos unificadores das vivências destes grupos que são ao mesmo tempo tão similares e distintas.O projeto retoma uma tecnologia de intervenção, elaborada e desenvolvida por esta equipe proponente, à execução de um projeto piloto de conexão infantil, iniciada no ano de 2009, que promoveu o intercâmbio da cultura da infância, entre crianças do povoado de Tapipa, município de Barloviento, na Venezuela e crianças brasileiras da comunidade do Unhão, localizada em Salvador. 
A experiência foi tomada como base para a elaboração da presente proposta, que visa, nesta edição, o intercâmbio entre crianças de outras realidades sócioculturais. Nesse sentido o grupo vem dando continuidade a essa proposta através da busca de parceria junto aos Pontos de Cultura, com o desenvolvimento de ações junto a duas entidades localizadas nos territórios do Litoral Sul e Extremo Sul. A atual proposta vê uma oportunidade para constituir, a partir da vivência em diferentes espaços culturais, o intercâmbio entre organizações da sociedade civil que fazem parte da política cultural (Programa Cultura Viva) que fomenta o programa de Pontos de Cultura.
O desenvolvimento da presente iniciativa significa, portanto, a possibilidade de adensar uma rede de produção que articule a infância e o audiovisual em formato de intercâmbio, que contribui tanto para a formação dos grupos participantes como para a produção de conteúdos dirigidos a essa faixa etária. A perspectiva é que com a continuidade do projeto outras localidades dentro e fora do Brasil possam ser incluídas, consolidando esta rede de intercâmbio como um espaço de referência para a pesquisa, produção e divulgação de conteúdos relacionados às culturas da infância. 

O projeto pretende, por fim, contribuir com um processo de formação continuada em linguagem audiovisual e acerca da cultura da infância junto aos monitores dos Pontos de Cultura, viabilizando tanto um suporte local à execução do projeto, quanto à ampliação do impacto da ação, já que a mesma promove o acesso a conhecimentos e ferramentas que permitem a continuidade desta ação e a criação de outras ações relacionadas com a cultura da infância, tendo como proponentes os próprios Pontos de Cultura.

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