sábado, 21 de junho de 2014

Relatório - Telefone de Lata - 3ª Parte

(D) Responda características físicas do experimento:
D1: Qual a frequência da voz humana?
A voz humana consiste no som produzido pelo ser humano usando suas cordas vocais, sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. 

A mais baixa frequência que pode dar a audibilidade a um ser humano é mais ou menos a de 20 hertz (vibrações por segundo), enquanto a mais alta se encontra entre 10 000 e 20 000 hertz, o que depende da idade do ouvinte (quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas). 

Referência:


D2: Qual a velocidade do som no ar?
Em condições normais de pressão (1 atm) e no nível do mar a uma temperatura de 20°C, a velocidade média de propagação do som no ar é de aproximadamente 343 m/s.

Referência:


D3: Qual o comprimento de onda da voz humana?
Os limites inferior e superior de percepção de ondas sonoras por seres humanos são, respectivamente, 20Hz e 20.000Hz (ou 20kHz). Ondas sonoras de freqüências abaixo de 20Hz são denominadas infrassons, enquanto que ondas sonoras de freqüência acima de 20kHz são denominadas ultrassons. A figura abaixo mostra a faixa de freqüência audível, destacando a região na qual a voz humana está contida e chamando a atenção para o fato de que, à medida que se envelhece, perde-se gradualmente a capacidade de se houver sons agudos. 



A distância que a voz humana percorre pode variar, para calcular essa distância é usada a fórmula:
v = 2d/Δt
V ---- velocidade que o som se propaga no espaço em que ele está. 
Δt ---- intervalo de tempo decorrido da emissão da voz até a recepção
d ---- distância

Referência: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário