sexta-feira, 20 de junho de 2014

Relatório - Telefone de Lata - 1ª Parte

2. Invenção do Telefone - Polêmica 

História
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante". A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar da esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.

Guerra de patentes


A invenção do telefone é atribuída a Alexander Graham Bell. O aparelho teria sido inventado em 1876. Pelo menos esta é a data do depósito de patente, solicitado por Bell junto ao USPTO. 

Mas há quem diga que o verdadeiro inventor do aparelho foi o italiano Antonio Meucci. Para poder tomar conta de sua mulher, que estava enferma, e trabalhar ao mesmo tempo, o italiano criou um dispositivo que denominou “telégrafo falante”. Assim podia dar assistência à mulher, acamada no quarto superior da casa, enquanto trabalhava em seu laboratório, localizado no térreo. 
Meucci teria feito uma demonstração pública de seu sistema em 1860, além de ter publicado uma descrição do invento numa publicação de língua italiana de Nova Iorque.
Em 1871, Meucci teria entrado com um “patent caseat” no Instituto de Patentes dos EUA, o que equivaleria a uma espécie de “provisional patent” nos dias atuais. Mas como não dispunha de recursos, não teve condições de levar adiante o pedido de patente junto ao Instituto. 
Graham Bell, por sua vez, entrou com o pedido de patente junto ao USPTO e ganhou o direito sobre a invenção do telefone no ano de 1876. Seguiu-se, então, uma grande disputa que foi parar na Justiça. E o caso gerou muita polêmica.

Antonio Meucci

Bell patenteou o seu telefone nos Estados Unidos no início de 1876, e por estranha coincidência, Elisha Gray aplicou no mesmo dia uma outra patente do mesmo gênero. O transmissor de Gray é suposto ter sido inspirado num dispositivo muito antigo conhecido como 'telefone dos amantes', no qual dois diafragmas são unidos por um fio esticado, e a voz é transmitida unicamente pela vibração mecânica do fio.

Alexander Graham Bell

A patente de Bell foi contestada repetidamente e apareceu mais de um reivindicador para a honra e recompensa de ser o inventor original do telefone. O caso mais importante foi o de Antonio Meucci, um emigrante italiano, que demonstrou com forte evidência que em 1849, em Havana, Cuba, tinha experimentado a transmissão de voz pela corrente elétrica. Continuou a sua pesquisa em 1852 e 1853, e subsequentemente nos Estados Unidos, e em 1860 delegou a um amigo que visitava a Europa que procurasse pessoas interessadas na sua invenção. Em 1871, Meucci arquivou um requerimento no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos, e tentou convencer o Sr. Grant, presidente da Companhia Telegráfica de Nova Iorque, a experimentar o instrumento.
A doença e a pobreza, consequência de um ferimento devido a uma explosão a bordo de um barco, retardaram suas experiências, e impediram que terminasse a sua patente. O instrumento experimental de Meucci foi exibido no exposição de Filadélfia de 1884, e atraiu muita atenção mas o modelo demonstrado não estava completo. No pedido de patente de 1872 diz que "eu emprego o bem conhecido efeito condutor dos condutores metálicos contínuos como meio para o som, e aumento o efeito eletricamente isolando o condutor e as partes que estão em comunicação. Isto dá forma a um telégrafo falador sem a necessidade de qualquer tubo oco." Na conexão com o telefone usou um alarme elétrico.
O reconhecimento oficial de Antonio Meucci como inventor do telefone só veio em 2002, com a resolução n°. 269 do Congresso dos Estados Unidos.

Resumo da ópera: Meucci morreu antes da decisão judicial, em 1889, a invenção do telefone continua a ser atribuída a Graham Bell, a patente de Bell expirou alguns anos após a morte de Meucci e, em junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu a contribuição do italiano para a invenção do telefone. Moral da história: Para não haver disputas ou polêmicas, o melhor a fazer é garantir o direito à patente, depositando o pedido junto ao INPI, no território brasileiro, ou via PCT, para garantir a proteção em outros países. 


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário